A alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície, é um problema comum em homens de todas as idades, afetando, aproximadamente, 50% dos homens aos 50 anos de idade.
A alopecia androgenética é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos levando à ‘queda dos cabelos’.
Por que aparece:
A alopecia androgenética é resultado da estimulação dos folículos pilosos pelo hormônio testosterona. Ao atingir o couro cabeludo de pessoas com tendência genética para a calvície, a testosterona sofre a ação de uma enzima, a 5-alfa-redutase, e é transformada em diidrotestosterona (DHT).
É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva a cada ciclo de crescimento dos cabelos, que vão se tornando menores e mais finos. O resultado final deste processo de diminuição e afinamento dos fios de cabelo é a calvície.
Como prevenir:
Existem ativos cosméticos formulados em shampoos e loções capilares, bem como em outros produtos para aplicação no couro cabeludo, que ajudam no fortalecimento e combate à queda capilar. Há também opções cosméticas que auxiliam na redução da ação da testosterona e DHT nos folículos capilares, bem como ativos que auxiliam no crescimento e aumento dos fios capilares.
Como tratar:
O tratamento visa o prolongamento da vida útil dos folículos pilosos retardando ou interrompendo o processo de queda dos cabelos. Pode ser feito através do uso de substâncias aplicadas diretamente no couro cabeludo ou com medicamentos ou suplementos por via oral.
A indicação do tratamento mais apropriado vai depender de cada caso, devendo ser feita por um médico dermatologista, pois o quadro clínico varia muito de paciente para paciente.
Cuidados e precauções:
A característica principal da alopecia é a queda continuada dos cabelos com substituição por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento. A progressão do quadro é caracterizada pela ausência de cabelos na parte superior e frontal da cabeça, deixando esta região desprotegida contra a radiação ultravioleta. A radiação UV pode causar vermelhidão e queimaduras solares, bem como patologias. Por isso, é muito importante lembrar de proteger essas regiões expostas contra a radiação UV.
Que Médico Procurar: Dermatologista.
Alpecin é um produto excelente para a alopécia!Eu não conhecia, mas foi recomendado pelo meu dermatologista! Já tinha experimentado muitos produtos que só me fizeram gastar dinheiro. O Alpecin é o único com cafeína que dá energia ao cabelo e protegendo-o da testosterona(têm estudos ciêntificos na página da empresa Biolotus Healthcare para comprovarem). Comprei numa farmacia, é muito mais barato do que a maioria dos produtos e os resultados VÊEM-SE!! O cabelo está muito mais forte, espesso e as falhas no cabelo já não se notam tanto. Além disso tem um cheiro muito agradável e deixa o cabelo com muito bom aspecto (não é oleoso)! Está a resultar!
ResponderExcluir